Norma de Vestibilidade

O Blog Curvilíneos não é apenas um veículo que fala de moda, beleza e tudo o que permeia o mercado plus size de forma superficial. Temos o cuidado e a preocupação de atuar de forma consistente para ajudar na profissionalização do nicho e impulsionar ainda mais nosso mercado.

Temos quase 2 anos de vida, e nesse tempo buscamos realizações concretas que visam a melhoria do setor como um todo. Umas das ações foi a Audiência Pública com as Deputadas Mara Gabrilli e Celia Leão que tratava do direitos das pessoas obesas e da padronização de tamanhos. Nessa mesma linha, temos buscado avanços, nas normas e nas leis, que favoreçam a sociedade.

No final de 2014 entrei em contato com a ABNT para obter informações do projeto e saber se ele contemplava medidas plus size. Foi quando a Adelina, superintendente da ABNT/CB-17, me convidou a participar da comissão de normatização e então agendamos uma reunião para tratar do assunto e da inclusão de medidas plus size.

No primeiro trimestre do ano tivemos uma reunião da comissão com alguns players do mercado plus size, onde foi solicitado por nós que o estudo dos tamanhos acima do 44 fosse refeito, já que durante as medições pelo Brasil através do body scanner, o universo medido não fora suficiente para abranger todos os tamanhos.

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) através do Comitê Brasileiro de Têxteis e do Vestuário (ABNT/CB-17) junto com a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), com o SENAI CETIQT do Rio de Janeiro e SENAI Têxtil e Vestuário de São Paulo, com o Blog Curvilíneos e com outras entidades do setor de confecções, varejo de vestuário e empresas ligadas à modelagem formaram uma comissão de estudos para elaboração do conteúdo da Norma Feminina de Vestibilidade que está há 3 anos em preparação.

Já em fase de finalização, a Norma entrará em consulta pública em janeiro/2016. Os últimos acréscimos dessa Norma foram as medidas de referência para tamanhos Plus Size.

Norma Feminina de Vestibilidade

A Norma trata, essencialmente, da designação de tamanho de vestuário. Seu principal objetivo é o estabelecimento de um sistema que indique, de maneira simples, o tamanho do corpo feminino em que uma peça de vestuário deve servir exatamente, isto é sua vestibilidade.

O sistema de designação de tamanho será baseado nas medidas do corpo e não nas medidas da roupa. As medidas que entrarão em consulta pública em janeiro foram resultantes de medidas trazidas por empresas de confecção e varejo que atuam nesse segmento e referendadas pelo estudo SizeBR desenvolvido pelo SENAI CETIQT, que em seu estudo paralelo fez medições em todo o Brasil através do Body Scanner com voluntárias de diversos tamanhos.

As medições de voluntárias continuarão até o final de fevereiro (quando termina o prazo de consulta pública) para confirmar as medidas, ou alterar algum parâmetro, antes que a Norma seja oficialmente publicada.

Medição através do Body Scanner em SP

Tem interesse em participar de um evento destinado ao público plus size e ser medido pelo body scanner? Então preencha o formulário abaixo que informaremos sobre todas as ações que acontecerão.

 

Comentários